sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Programa Eleitoral do PSOL, com apoio do deputado federal Jean Wyllys e participação especial de Yasmin Albuquerque

Para que servem as pesquisas eleitorais?

Nós socialistas revolucionários não temos dúvidas de que a transformação real da vida dos trabalhadores e da maioria do povo explorado virão com a vitória nas eleições. Como bem nos disse Engels na Introdução de "As Lutas de Classes na França de 1848 a 1850" de Karl Marx, ainda assim as eleições cumprem um papel importante:
"E se o sufrágio universal não tivesse oferecido qualquer outro ganho além de nos permitir, de três em três anos, contar quantos somos; de, pelo aumento do número de votos inesperadamente rápido e regularmente constatado, aumentar em igual medida a certeza da vitória dos operários e o pavor dos seus adversários, tronando-se assim no nosso melhor meio de propaganda; a de nos informar com precisão sobre as nossas próprias forças, assim como todos os partidos adversários e, desse modo, nos fornecer uma medida sem paralelo para as proporções da nossa ação e nos podermos precaver contra a timidez e a temeridade inoportunas; se fosse essa a única vantagem do sufrágio universal, isso já era mais que suficiente." 
Insisto que o fim da injustiça social, da dominação de classes, da exploração e outras mazelas não acabarão através de uma possível vitória no processo eleitoral. Isso porque, obviamente, a classe dominante não entregaria de bom grado o poder à classe dominada (os trabalhadores e o povo explorado), caso estes vencessem as eleições. Mas além de tudo isso, o jogo "democrático" é feito com regras a impedir esse resultado eleitoral.
Pode parecer maluco, uma candidata a uma vaga na Câmara Municipal dizendo isso. Muitos (e)leitores meus podem se perguntar: então por que concorrer? Eu lhes respondo que pelo simples fato de que os trabalhadores/oprimidos precisam ter pessoas que os representem também nesses espaços que são domínio dos poderosos. Sim, certamente um vereador do PSOL ou do PCB ou do PSTU faria muita diferença em uma Câmara de Vereadores marcada pelo conluio político com o prefeito como é a de São Luís/MA. Com um mandato temos condições e meios para denunciar e fazer ecoar o grito dos excluídos.
Acontece que a possibilidade de isso acontecer - somente a possibilidade - já é motivo suficiente para atemorizar aqueles que há séculos dominam nosso povo. 
Desse modo, não são somente as regras formais do processo eleitoral que são desiguais e criadas para impedir uma vitória dos explorados nas urnas. Durante o processo em si, outros instrumentos são usados para acirrar ainda mais essa desigualdade. Estou falando especificamente das pesquisas eleitorais. 
Elas deveriam ser simplesmente um instrumento de consulta à opinião da população sobre o pleito eleitoral, sobre o candidato que é preferido pela maioria. Mas ao contrário, elas são usadas para manipular a opinião pública e fazer o eleitor (o menos esclarecido) acreditar que tal ou qual candidato é que está na preferência das pessoas e como em nosso país tem-se a cultura de ir de acordo com a maioria, muitos acabam mudando seu voto por acreditar que os candidatos que estão nas três primeiras posições são os que têm a real condição de vencer. Então, nesse caso, pensam muitos: "Pra que desperdiçar meu voto com o candidato  que está nas últimas posições?". (Uma das versões do "voto útil").
Acontece, meus caros, que pesquisa eleitoral não é urna apurada e em praticamente todas elas o que prevalece é o poder econômico. Ou seja, quem tem grana encomenda uma pesquisa e forja o resultado que quiser.
O que temos visto nas ruas não é nem de perto o que tem apresentado as pesquisas sobre a candidatura à prefeitura de São Luís da coligação PSOL/PCB. As pessoas têm declarado apoio, têm demonstrado votos de confiança, têm elogiado os programas eleitorais, etc. Não temos apenas um nome, o do companheiro Haroldo Sabóia, temos um programa de esquerda que vai tirar São Luís do caos social e que tem por aliados fundamentais os movimentos sociais. 
Não nos causa espanto que o IBOPE (a mando do Sistema Mirante) tenha nos dado 1% na pesquisa de ontem (20/09). Talvez se aparecêssemos com mais isso sim, poderia ser estranho, poderíamos até nos perguntar se estávamos incomodando tanto assim. Em outros estados essas questões são até mais mascaradas, mas num Estado com uma cultura oligárquica ainda tão entranhada, com um candidato do PT abençoado pela família Sarney, com um prefeito que passa 3 anos sem fazer absolutamente nada e na campanha eleitoral traz um vagão de VLT e apresenta o progresso a São Luís e com um filhinho do papai protegido pelo colo amigo de corruptos e outras espécies de bandidos não é de se estranhar o cenário apresentado pelo Sistema Mentira.
Nessas eleições em São Luís, O CAMINHO É PELA ESQUERDA!
Denise Vereadora 50550!

Programa Eleitoral 1 Denise Vereadora 50550


Nossas propostas como vereadora de São Luís



A mediocridade das propostas de Castelo




Não tenho muito tempo de ver os programas eleitorais na TV, por isso gosto de assisti-los depois no youtube. Pois bem, hoje quis ver qual o engodo da vez de João Castelo e deparei-me com o programa do dia 15/09, em que o nosso prefeito dialoga especialmente com as mães de alunos da rede municipal de ensino. Dentre outras coisas, o programa destaca a importâ
ncia do leite distribuído às famílias com alunos matriculados e o fardamento gratuito dado pelo município de São Luís.
Pois bem, não quero me deter muito a essas questões, apesar de considerar de grande relevância o fato de que a qualidade da Educação em São Luís do Maranhão, seja colocada pela administração de Castelo (PSDB) como satisfatória na medida em que as crianças recebem leite e fardamento escolar. Vale dizer que no vídeo aparece uma mãe dizendo: "A educação no município tá muito boa, meu filho tem o leite, a farda". Outra mulher representando mãe de aluno também diz: "Só eu ganhar uma mochila cheia de farda pra meu filho, pra mim é tudo de bom".
Mas o que isso tem a ver com a qualidade do ensino municipal? Na Educação Infantil, por exemplo, temos uma professora para cerca de 25 crianças e às vezes em uma turma há uma ou mais crianças com necessidades especiais e somente esta mesma professora para dar conta desta turma. Isso só para dar um exemplo!
Pois bem, mas quero me deter em outra proposta do atual prefeito, candidato à reeleição: o Mãe Ludovicense. Segundo Castelo, este programa é para proteger as futuras mamães que estarão realizando o pré-natal na rede pública de saúde e terão direito a andar de ônibus e de VLT (mais uma vez o VLT!) de graça, ou seja, transporte gratuito, durante a gestação e o primeiro ano de vida da criança. Qual o objetivo mesmo desse programa? Segundo Castelo, proteger mães e bebês. Mas como assim? Não estou entendendo! Durante a gestação e o primeiro ano de vida da criança as mães terão direito a transporte gratuito para irem aonde quiserem. Isso me cheira demagogia, assistencialismo, etc. Sim, por que então não falar em passe livre para desempregados e desempregadas, além de estudantes? Ou por que não falar em gerar em empregos para que as mulheres (e homens) não dependam de programas paliativos? Por que não criar creches para que as mulheres possam deixar seus filhos em segurança e possam sair para trabalhar? Esses são apenas alguns questionamentos!
A segunda parte dessa proposta fala que as futuras mamães terão direito a um enxoval completo para o bebê: trata-se do auxílio enxoval. Pra quem não sabe este é um benefício eventual previsto em lei federal e em lei municipal e que é de responsabilidade dos municípios. Este benefício serve para garantir que as mães que não têm condições financeiras de comprar o enxoval tenham direito ao auxílio enxoval que se dará em forma de kit enxoval (fraldas, bolsa, manta, etc.) ou em pecúnia.
Como fazem parte da política de assistência social, esses benefícios eventuais (entre eles o auxílio enxoval) ficam sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (SEMCAS), que tem por titular da pasta a srª Roseli de Oliveira Ramos, esposa do vereador José Joaquim Ramos, que é candidato novamente.
Pois bem, hoje uma gestante que se encontra em situação de vulnerabilidade social decorrente, por exemplo, de insuficiência de renda, procura um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa e solicita o benefício. Geralmente, é feita uma visita pela assistente social à usuária em questão (gestante) e comprovada a situação de vulnerabilidade é dado o parecer favorável e a solicitação do auxílio enxoval é feito à Coordenação de Benefícios Eventuais da SEMCAS.
O que é um direito assegurado em lei nem sempre é garantido de fato. Isso porque existem casos que nós assistentes sociais fazemos a solicitação quando a gestante está com 5 meses e ela tem o bebê e não recebe o enxoval. A alegação é a mesma de sempre por parte da SEMCAS: não tem enxoval, porque o fornecedor não foi pago, porque está em fase de licitação, etc, etc, etc. Sem contar que o próprio processo de solicitação desse benefício demora, pois nem sempre tem o carro para que a técnica do CRAS possa realizar a visita (falta de combustível é a desculpa mais usada).
Portanto, senhor Castelo, é muita cara de pau dizer que vai fazer algo inédito, quando nem a proposta e nem a forma de enganar o povo são inéditas!
Não tenho dúvidas de que São Luís merece mais, merece um prefeito e vereadores comprometidos com a maioria de nosso povo!
A velha e a nova direita só nos levam a buracos. São Luís, o caminho é pela esquerda! Com Haroldo Sabóia 50 e Denise Vereadora 50550!