sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para que servem as pesquisas eleitorais?

Nós socialistas revolucionários não temos dúvidas de que a transformação real da vida dos trabalhadores e da maioria do povo explorado virão com a vitória nas eleições. Como bem nos disse Engels na Introdução de "As Lutas de Classes na França de 1848 a 1850" de Karl Marx, ainda assim as eleições cumprem um papel importante:
"E se o sufrágio universal não tivesse oferecido qualquer outro ganho além de nos permitir, de três em três anos, contar quantos somos; de, pelo aumento do número de votos inesperadamente rápido e regularmente constatado, aumentar em igual medida a certeza da vitória dos operários e o pavor dos seus adversários, tronando-se assim no nosso melhor meio de propaganda; a de nos informar com precisão sobre as nossas próprias forças, assim como todos os partidos adversários e, desse modo, nos fornecer uma medida sem paralelo para as proporções da nossa ação e nos podermos precaver contra a timidez e a temeridade inoportunas; se fosse essa a única vantagem do sufrágio universal, isso já era mais que suficiente." 
Insisto que o fim da injustiça social, da dominação de classes, da exploração e outras mazelas não acabarão através de uma possível vitória no processo eleitoral. Isso porque, obviamente, a classe dominante não entregaria de bom grado o poder à classe dominada (os trabalhadores e o povo explorado), caso estes vencessem as eleições. Mas além de tudo isso, o jogo "democrático" é feito com regras a impedir esse resultado eleitoral.
Pode parecer maluco, uma candidata a uma vaga na Câmara Municipal dizendo isso. Muitos (e)leitores meus podem se perguntar: então por que concorrer? Eu lhes respondo que pelo simples fato de que os trabalhadores/oprimidos precisam ter pessoas que os representem também nesses espaços que são domínio dos poderosos. Sim, certamente um vereador do PSOL ou do PCB ou do PSTU faria muita diferença em uma Câmara de Vereadores marcada pelo conluio político com o prefeito como é a de São Luís/MA. Com um mandato temos condições e meios para denunciar e fazer ecoar o grito dos excluídos.
Acontece que a possibilidade de isso acontecer - somente a possibilidade - já é motivo suficiente para atemorizar aqueles que há séculos dominam nosso povo. 
Desse modo, não são somente as regras formais do processo eleitoral que são desiguais e criadas para impedir uma vitória dos explorados nas urnas. Durante o processo em si, outros instrumentos são usados para acirrar ainda mais essa desigualdade. Estou falando especificamente das pesquisas eleitorais. 
Elas deveriam ser simplesmente um instrumento de consulta à opinião da população sobre o pleito eleitoral, sobre o candidato que é preferido pela maioria. Mas ao contrário, elas são usadas para manipular a opinião pública e fazer o eleitor (o menos esclarecido) acreditar que tal ou qual candidato é que está na preferência das pessoas e como em nosso país tem-se a cultura de ir de acordo com a maioria, muitos acabam mudando seu voto por acreditar que os candidatos que estão nas três primeiras posições são os que têm a real condição de vencer. Então, nesse caso, pensam muitos: "Pra que desperdiçar meu voto com o candidato  que está nas últimas posições?". (Uma das versões do "voto útil").
Acontece, meus caros, que pesquisa eleitoral não é urna apurada e em praticamente todas elas o que prevalece é o poder econômico. Ou seja, quem tem grana encomenda uma pesquisa e forja o resultado que quiser.
O que temos visto nas ruas não é nem de perto o que tem apresentado as pesquisas sobre a candidatura à prefeitura de São Luís da coligação PSOL/PCB. As pessoas têm declarado apoio, têm demonstrado votos de confiança, têm elogiado os programas eleitorais, etc. Não temos apenas um nome, o do companheiro Haroldo Sabóia, temos um programa de esquerda que vai tirar São Luís do caos social e que tem por aliados fundamentais os movimentos sociais. 
Não nos causa espanto que o IBOPE (a mando do Sistema Mirante) tenha nos dado 1% na pesquisa de ontem (20/09). Talvez se aparecêssemos com mais isso sim, poderia ser estranho, poderíamos até nos perguntar se estávamos incomodando tanto assim. Em outros estados essas questões são até mais mascaradas, mas num Estado com uma cultura oligárquica ainda tão entranhada, com um candidato do PT abençoado pela família Sarney, com um prefeito que passa 3 anos sem fazer absolutamente nada e na campanha eleitoral traz um vagão de VLT e apresenta o progresso a São Luís e com um filhinho do papai protegido pelo colo amigo de corruptos e outras espécies de bandidos não é de se estranhar o cenário apresentado pelo Sistema Mentira.
Nessas eleições em São Luís, O CAMINHO É PELA ESQUERDA!
Denise Vereadora 50550!

Nenhum comentário:

Postar um comentário